Interessado em ir atrás de uma nova carreira e realizar sonhos? Este é um dilema vivido por muitas pessoas que procuram mudar de profissão. As razões são as mais diferentes possíveis: seus objetivos ou valores sobre sua carreira podem ter mudado, você pode ter descoberto interesses que gostaria de incorporar ao seu trabalho, almeja um salário maior, ou ter horários mais flexíveis. 

Realizar sonhos: busque o que faz você feliz, mas com racionalidade 

Independentemente da razão escolhida e antes de tomar uma decisão importante como essa, avalie sua situação atual, explore outras opções de carreira e escolha a mais satisfatória para você. 

Veja estas dicas para avaliar seus interesses, explorar opções, estudar caminhos e, assim, manter o foco ao buscar e realizar sonhos.

  1. Repense sua satisfação no trabalho atual

Mantenha um registro de suas reações diárias à sua situação no trabalho e procure responder: 

  • O que mais gosta e não gosta no seu emprego atual? 
  • Suas insatisfações estão relacionadas ao conteúdo do seu trabalho, à cultura da empresa ou às pessoas com quem trabalha? 

Mude de trabalho, mude sua vida. Sempre será possível reverter o quadro e mudar as situações que não são significativas. Pode ser assustador, mas é importante ter em mente que a dor no curto prazo trará ganho no longo prazo. Afinal, se você não estiver satisfeito com seu trabalho, terá de mudar muito em breve. Quanto mais essa mudança for adiada, mais infeliz e ressentido você ficará com a sua função e com quem estiver ao seu redor. Pergunte-se: “vale a pena viver cheio de arrependimentos?”. 

  1. Avalie seus interesses, valores e habilidades

Revise os papéis bem-sucedidos que já ocupou no passado, seja em um estágio, em um voluntariado, seja em projetos e empregos que ajudaram você a identificar atividades e habilidades que tinha satisfação em desenvolver. Observe se os seus principais valores são abordados em sua carreira atual. 

  1. Mude de atitude

Não é fácil deixar um emprego, afinal todos nós temos responsabilidades a cumprir. As contas relacionadas a moradia, estudos e transporte (só para citar algumas!) não vão parar de chegar, nem as necessidades básicas como vestuário e alimentação vão desaparecer. Até você encontrar um trabalho melhor, que possa realizar sonhos e ser significativo, mude sua atitude em relação ao atual. 

Se você está realmente infeliz no trabalho, não há motivos para prolongar a situação. Está inteiramente ao seu alcance fazer mudanças positivas em sua própria vida, mesmo que isso signifique investir em outra oportunidade. Saiba: todo trabalho trará momentos infelizes e circunstâncias desagradáveis; o segredo é encontrar uma função cuja recompensa se sobreponha às dificuldades.

Não deixe de realizar sonhos por medo do desconhecido. Seja forte e continue em busca do que faz você feliz. 

Está pronto para mudar de carreira e ser feliz na carreira que sempre desejou? Conheça os serviços diferenciados da Valiance Coaching e saiba como podemos te ajudar. Clique aqui e saiba mais